quinta-feira, 17 de novembro de 2016

AFINAL O QUE É UMA TATUAGEM MAORI?



A tatuagem tribal é um dos estilo mais procurados nos Estúdios, sendo comum o cliente trazer referências das mais diversas e chamá-las simplesmente de "tribal maori". É interessante notar que boa parte dessas referências guardam pouca ou nenhuma semelhança ao verdadeiro estilo maori.

Essa confusão com relação ao que de fato é uma tatuagem Maori também acontece entre os tatuadores e até mesmo em Convenções de Tatuagens. Para conhecer e entender melhor a tatuagem Maori é preciso contextualizar esse estilo dentro da tatuagem tribal polinésia.

A polinésia geograficamente é um conjunto de ilhas que se espalham por mais ou menos 29800 km quadrados de área no oceano pacífico e tem seus vértices as ilhas do Havaí, Nova Zelândia e Ilha de Pascoa. O termo polinésio é dado ao povo de origem Sul asiática que ocupa as ilhas há milênios e guardam em comum valores culturais, linguísticos e religiosos. A tatuagem tribal é um desse valores culturais compartilhados, para eles uma externalização do “mana”, a força espiritual presente em cada indivíduo.

Arte Lapita


Segundo os mitos locais a tatuagem surgiu nas ilhas Fiji sendo inicialmente praticado apenas pelas mulheres. Deviso ao isolamento provocado pelas distâncias entre as ilhas, cada grupo polinésio adquiriu características culturais particulares e isso se refletiu nos design das tatuagens tribais praticadas por esse povo.



Guerreiro de Fiji.



Tatuagem Tradicional das Ilhas Marquesa.



Pe'a a tatuagem da Samoa.

Dos elementos simples e geométricos da cultura Lapita até as intricadas formas da tatuagem maori, a tatuagem polinésia foi evoluindo e recebendo novos elementos de design a cada ilha ocupada . Atualmente quatro estilos de tatuagem polinésia se destacam: o Fiji , o Samoa, o Marquesa e o Maori sendo este o mais difundido no ocidente.


O estilo maori tem sua origem nos grupos polinésios que habitaram as ilhas que hoje compreendem o território da Nova Zelandia. Suas principais características são as formas espirais construídas a partir de finas linhas paralelas, com destaque para os “korus” representações simbólicas do broto da samambaia que tem um importante significado para o povo Maori.


Moko Facial



Haka, a tradicional dança guerreira
dos Maori.

Para tatuar o Tohunga, uma espécie de sacerdote tatuador utiliza um ancinho com agulhas de osso de albatroz chamado “Uhi”, que não só injeta o pigmento como provoca escaras que também são uma caraterista do estilo .

O Moko, como é chamada a tatuagem pelos Maori, tradicionalmente são feitos na face, braços e pernas e seus símbolos tradicionais só podem ser utilizadas por indivíduos da etnia . Em resumo só pode ter um Moko se for maori, sendo um desrespeito um “Pakeha, como são chamados os estrangeiro, tatuar esses símbolos.

Para os estrangeiros existe o estilo chamado Kirituhi, que utiliza elementos decorativos da arte polinésia, por vezes até misturando os estilos, Samoa, Marquesa e Maori, para construir tatuagens tribais inspirados no estilo tribal das ilhas do pacifico. Mas isso já é outra história.



Kirituhi construido inspirado em elementos
Maori, Samoa e Marquesa.



Por fim fica a dica:

Toda tatuagem Maori é tribal

Mas nem todo tribal é Maori.


















Sóstenes Lopes
Jornalista e Tatuador no 
Mahadeva Custom tattoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário